Pedir um empréstimo é a melhor solução?


Anúncio


Anúncio

Ao solicitar um empréstimo em tempos difíceis e sem planejamento – dependendo de quanto for o valor solicitado – podemos acabar com uma nova dor de cabeça e cair numa bola de neve de juros.

Com isso em mente, este artigo tem o objetivo de esclarecer e te ajudar a tomar uma decisão a respeito de pedir um empréstimo, se é a melhor opção e fornecer alternativas a ele.

Planejamento financeiro

Em alguns casos, pedir um empréstimo pode ser a solução para os problemas financeiros. Porém, é algo que deve ser planejado, afinal é um dinheiro emprestado que deverá ser pago e normalmente com juros.


Anúncio

Se não for uma decisão tomada com planejamento prévio, um empréstimo pode acarretar em problemas e você acabará tendo que solicitar um empréstimo para pagar outro.


Anúncio

Por isso, planeje em longo prazo. Solicitar um empréstimo poderá resolver seus problemas no imediato, porém pode se tornar uma dor de cabeça no futuro. Sempre tome cuidado com os juros e faça os cálculos das parcelas para que não ultrapasse o seu orçamento mensal.

Na hora de pedir um empréstimo, verifique as melhores opções de mercado e veja qual melhor atende a você.


Anúncio


Anúncio

Qual a melhor hora para pedir um empréstimo?

Para donos de negócios haverá momentos em que pedir um empréstimo será uma boa ideia, podendo ser esse um momento em que as taxas de juros estão mais atrativas e viáveis, ou uma oportunidade nova de mercado. 

Por isso, entenda o empréstimo como uma forma de investimento e não uma forma de solucionar os seus problemas. Pois eles ainda estarão presentes mesmo depois do empréstimo, é apenas questão de tempo até que voltem a aparecer.

Falta de renda e as contas continuam aumentando

Quando nos encontramos em uma situação financeira complicada onde parece que estamos trabalhando apenas para pagar contas, a primeira resposta que encontramos ao procurar por alguma solução é sobre organizar a situação financeira.

Porém, isso não é tão simples quanto se sugere. É preciso ter paciência e minunciosidade, não se trata apenas de se sentar numa mesa e ver o quanto ganha e o quanto se deve, é necessário observar cada gasto pois cada centavo conta.

Nessas horas que é importante observar alguns hábitos e começar a se policiar financeiramente, procure conferir onde é gasto cada centavo do seu dinheiro.

Pedir um empréstimo é a melhor solução?
Reprodução: IIM Udaipur

Por exemplo, uma das coisas fundamentais nessas horas são os gastos com alimentação, verifique as opções de lugares que oferecem o melhor preço, às vezes existem comércios menores que oferecem um bom preço e alimentos frescos, atacados também são uma opção nessas horas. 


Anúncio


Anúncio

Mude seus hábitos alimentares, evite aqueles alimentos que encarecem na hora da compra e que fazem mal a sua saúde, e se possível, poder realizar o plantio de alguns alimentos simples para saladas e sucos.

Verifique seus gastos de água e energia, controle o tempo que passa com o chuveiro ligado, evite luzes acesas de forma desnecessária, opte por lâmpadas com menor consumo.

Com o valor da gasolina atualmente, evite o uso do carro, se possível use alternativas para o trabalho como bicicletas, um hábito que economiza dinheiro além de ser uma excelente atividade física. 

Devo pedir um empréstimo?

Como dito anteriormente, é necessário planejamento, avalie a situação, planeje futuramente, não tome decisões precipitadas. Se o seu problema é com dívidas, procure negociá-las diretamente com a agência.

Mude seus hábitos financeiros, controle melhor seus gastos, faça um levantamento de quanto ganha e quanto gasta, leve em consideração tudo. Não deixe nada de fora, controle como entra seu dinheiro e como ele sai.

Só assim, fazendo um balanceamento dos seus gastos, decida de acordo com a sua urgência e situação financeira e decida se a melhor solução neste momento é um empréstimo.


Anúncio


Anúncio

Este artigo foi útil?

Esperamos ter te ajudado a manter a sua vida financeira um pouco mais estável. Se quer ter acesso a mais conteúdos ricos para a sua rotina financeira, fique de olho no Desanimado!

Recomendados para você


Logotipo_254x40

Desanimado é um portal que pertence à Genneration Group, focado em finanças e informações personalizadas sobre as melhores opções de cartões de crédito.

© Desanimado 2022. Todos os direitos reservados.

Buscando seu Cartão

0

Abra a Conta no Santander *

*sujeito a aprovação de crédito e confira condições no site