• Início
  • Artigos
  • 10 Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney
[quads id=2]

10 Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney

[quads id=3]
10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
[quads id=3]

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha visto algum dosDesenhos Animados da Disney. Seja pela popularidade, qualidade, ou o que for. O fato é que esses desenhos são reconhecidos mundialmente.

E assim como todos nós gostamos das Animações da Walt Disney, todo mundo gosta de ouvir novas curiosidades sobre seus filmes favoritos. Por isso, nós unimos o útil ao agradável e separamos 10 curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney.

Vídeo das 10 Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney

Esse artigo virou vídeo em nosso canal do Youtube! Caso prefira pode assistir em nosso canal a seguir:

Mas caso prefira ler, segue logo abaixo o artigo 🙂

As Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney

Acesse o Desanimado para ver mais sobre o mundo dos desenhos, lá falamos desde as animações da Disney à as teorias mais loucas das animações.

Sem mais delongas vamos as curiosidades!

10. O Príncipe Encantado

Se você é um fã dos Desenhos Animados da Disney, e principalmente das princesas, com certeza deve conhecer o filme da Cinderela.

Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney - O Príncipe Encantado
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – O Príncipe Encantado

Talvez pelo nome você não lembre, mas é o desenho que ficou muito conhecido pelo sapatinho de cristal.

No filme, Cinderela vai à festa do príncipe Encantado, onde ele irá escolher a sua noiva, e bom: o resto é história. Mas existe algo interessante no meio disso, que muitas pessoas não sabem.

O príncipe Encantado na verdade não tem um nome.

Em momento algum, durante os três filmes da princesa, é citado o nome dele.E nem mesmo Encantado é citado no filme, esse foi um nome que os fãs deram para poder se referir ao personagem sem problemas.

Porém, em alguns produtos, ele é listado como o príncipe Henry. Ou seja, nada de Encantado.

Um fato curioso, e que também pode fazer você prestar mais atenção na próxima vez que for assistir ao filme.

9. Estudos para fazer Divertida-Mente

Divertida-Mente é um filme muito querido pelos fãs da Disney. Ele nos mostra sobre as emoções que cada pessoa tem, e como é importante que nós tenhamos tanto os momentos ruins, quanto os momentos bons.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – Estudos para fazer Divertida-Mente

Mas isso é algo complexo para se lidar, não é nada fácil. Foi por isso que, para que o filme fosse possível, o diretor trabalhou junto de neurocientistas, para que houvesse uma total confirmação de tudo que ele estava fazendo, e nada fosse baseado em cima de achismos.

Para que você tenha uma noção de todo o trabalho realizado para a produção desse filme, ao todo 27 emoções foram estudadas. E dessas 27, somente 5 aparecem no produto final do filme. Eles tiveram uma grande responsabilidade criativa.

8. Por que o castelo da Cinderela aparece na introdução da Disney?

Muitas pessoas já se perguntaram isso, mas muitas também acabam não encontrando uma conclusão lógica para isso. Uma resposta definitiva. Porém, ainda assim, existe um motivo para que isso aconteça.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – Por que o castelo da Cinderela aparece na introdução da Disney?

E o motivo pode ser um pouco diferente do que você imaginaria. Segundo pessoas próximas a Walt Disney, o criador da Disney, a Cinderela era a sua princesa preferida, ele gostava muito mais dela do que das outras.

E é justamente por isso que é o castelo dela que aparece no começo de cada um dos filmes da Disney. Assim, o favoritismo dele foi eternizado em quase todos os filmes da empresa.

7. A Bela e a Fera no Oscar

Hoje em dia, todo mundo sabe do potencial que as animações têm, de todo o trabalho técnico, artístico, e das mensagens que elas podem passar para seu público através de uma trama envolvente.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – A Bela e a Fera no Oscar

Contudo, nem sempre foi assim, e as animações já foram muito discriminadas em indicações de prêmios grandes. O que ainda acontece até mesmo nos dias de hoje, muitas vezes.

Por isso, A Bela e a Fera foi um marco para o cinema de animações, pois foi a primeira animação a ser indicada a categoria de melhor filme do ano no Oscar. Porém, o filme não levou essa estatueta, mas levou a de melhor trilha sonora e de melhor música original.

6. A longa produção de Monstros S.A

É indiscutível a qualidade visual dos filmes da Pixar. Todo o trabalho e dedicação das equipes responsáveis por isso é de cair o queixo. Tudo é muito bem feito, e claro que existe um preço para isso.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – A longa produção de Monstros S.A

Como você pode imaginar, desenhar os personagens é um trabalho cansativo, mas que se torna ainda mais em alguns casos. Como, por exemplo, Sulley de Monstros S.A. O personagem tem todos os seus pelos desenhados um por um, o que totaliza mais de 2,3 milhões de pelos. Assim, em uma cena onde é possível ver todo o corpo do personagem, os animadores levam em média 12 horas para desenhar.

E bom, como se isso não bastasse, Universidade Monstros é o filme da Pixar com a maior quantidade de desenhos. Somente ele conta com mais de 227 mil desenhos. É trabalho para fazer…

5. Os 4 dedos de Mickey

Como todo mundo que presta um pouco mais de atenção nos filmes deve saber, o Mickey é um personagem que tem somente 4 dedos. Alguns pensam que isso foi uma ideia para deixar o personagem mais carismático, ou lhe dar uma cara única. Mas não é bem por aí não.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – A longa produção de Monstros S.A

Existe um motivo para que o Mickey tenha 4 dedos, e ele é na verdade bem simples. Quando Walt Disney estava começando suas animações, ele precisava economizar. E era muito mais barato fazer um personagem que tinha somente 4 dedos, já que era algo muito mais fácil e rápido de desenhar.

4. A produção de Procurando Nemo

Como você pode ver na curiosidade sobre Divertida-Mente, os envolvidos com as animações da Disney levam o seu desenvolvimento muito a sério. Isso porque eles querem entregar um trabalho de qualidade, que seja o mais próximo da realidade possível. O que acaba dificultando muito a produção, e gerando alguns casos curiosos.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – A produção de Procurando Nemo

E foi exatamente isso o que aconteceu em Procurando Nemo. Para produzir o filme, os animadores precisavam entender mais sobre como era a vida no fundo do mar, para que a desenhassem com maestria.

Porém, isso é algo difícil de se explicar para alguém, e mesmo tendo acesso a fotos e vídeos, não é a mesma coisa que você realmente saber e ter tido a experiência de ver essa vida mais de perto.
E bom, foi assim que surgiu uma ideia um tanto quanto diferente. para que os animadores soubessem de fato o que estavam fazendo, eles tiveram uma série de aulas de mergulho, e por fim foram de verdade ao fundo do mar. Assim, eles realmente sabiam como as coisas eram por lá na hora de desenhar.

3. Manobras radicais em Tarzan

Se você é um fã das animações da Disney, com certeza já deve ter assistido ao filme de Tarzan, e você deve ter visto todos os incríveis movimentos do personagem, balançando pelas árvores, se pendurando em cipós e pulando de galho em galho.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – Manobras radicais em Tarzan

E isso não é algo nem um pouco fácil de se animar. Uma animação fluída em uma cena de movimento é algo muito difícil, que requer muito tempo e trabalho duro da equipe, que normalmente utiliza alguma inspiração para dar mais realismo à sequência.

Com Tarzan isso não foi diferente, e os animadores também precisaram de uma inspiração para os movimentos tão realistas do protagonista do filme. E talvez você se surpreenda um pouco com o material utilizado para isso.

Para desenhar as cenas em que Tarzan deslizava entre os cipós e as árvores, os animadores utilizaram os movimentos do famoso skatista Tony Hawk. Assim, as cenas se tornaram muito mais realistas e “radicais”.

2. Ainda nas animações difíceis, temos Frozen

Como você sabe, Frozen é um filme muito popular da Disney, e que mesmo após tantos anos de seu lançamento, ainda continua fazendo muito sucesso, principalmente com o público infantil, e com o lançamento de seu segundo filme.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – Ainda nas animações difíceis, temos Frozen

Mas não é sobre isso que viemos falar aqui, já que, por estar nesta lista, você deve estar esperando por alguma coisa um tanto quanto diferente. E claro que não iremos decepcionar você, e realmente teve um caso peculiar durante a produção do primeiro filme de Frozen.

Assim como em Procurando Nemo e Divertida-Mente, Frozen precisou de algumas coisas diferentes em sua produção. Lidar com bloqueios criativos por parte dos desenvolvedores não é algo nem um pouco fácil, e assim como no caso de levar os animadores para dar um mergulho, Frozen também teve algo parecido.

Um dos personagens do filme é Sven, uma rena que acompanha Kristoff. E bom, desenhar algo que você nunca viu pode ser muito complicado, imagens não trazem o real sentimento que esse algo deve passar. Você precisa ver por contra própria, sentir e entender.

E pensando nisso, os produtores tiveram uma ideia para ajudar os animadores a desenvolver Sven: nada melhor do que ver uma rena para conseguir desenhar uma. Foi assim que eles levaram uma rena para o estúdio, e assim eles puderam ver realmente como é o animal, e ter uma ótima inspiração para Sven.

1. Toy Story 2 quase foi perdido

E para fechar com chave de ouro, temos um caso um pouco mais tenso, mas que felizmente teve um final feliz, como no caso dos filmes da Disney.

10 curiosidades sobre os desenhos animados da disney
Curiosidades sobre os Desenhos Animados da Disney – Toy Story 2 quase foi perdido

Quem trabalha com programação sabe o quão complicado é formar um código, e que um pequeno erro em apenas uma das muitas linhas pode ser catastrófico. E foi exatamente isso que aconteceu nos estúdios da Disney durante a produção de Toy Story 2.

O que aconteceu foi o seguinte: em um belo dia, os produtores estavam trabalhando e algo inusitado ocorreu. Havia um código que deveria apagar arquivos automaticamente. E bom, ele apagou muito mais do que deveria.

Todo o trabalho produzido para Toy Story 2 foi apagado por conta de uma mísera linha, deixando todos que estavam na produção desolados. Imagina todo o trabalho de anos sendo perdido de uma hora para a outra. Quanto tempo levaria para refazer tudo mais uma vez?

Mas nem tudo estava perdido. Uma das animadoras do filme precisava trabalhar em casa por diversas vezes, por ter que cuidar de seus filhos pequenos. E isso foi a salvação para toda a equipe envolvida com o filme.

Acontece que, por ter que trabalhar em casa, a mulher tinha um backup próprio dos dados do filme. E, assim, tudo pode ser recuperado graças a ela e o dia foi salvo, um final feliz aconteceu. Eu só espero que eles tenham melhorado seu sistema de backup após esse incidente.

Você conhecia essas curiosidades sobre as animações da Disney?

Você sabia de todo o trabalho que as equipes têm para produzir um filme da Disney? E que existia um motivo por trás do Mickey Mouse ter somente 4 dedos em suas mãos? Conte para nós se você já conhecia elas, e, caso não, o que você achou das curiosidades que separamos.

E também não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos, para que eles também conheçam esses fatos curiosos sobre os filmes tão queridos de nossas infâncias.

Por fim, não deixe de conferir os outros posts de nosso site, e encontrar muitas mais curiosidades e coisas interessantes sobre seus filmes preferidos.

Desanimado

Um site sobre animações.

Este é um site do grupo Mediaz