Hanna-Barbera foi uma dupla de cartunistas; William Hanna e Joseph Barbera.
Apesar de terem se conhecido em 1937, só fundaram a companhia Hanna-Barbera 20 anos depois. Durante os anos 40, tentaram trabalhar para Walt Disney que prometeu visitá-los mas nunca apareceu.
Eles trabalharam juntos por 50 anos. William morreu em 2001 aos 90 anos e Joseph em 2006 aos 95 anos.
Seus primeiros personagens foram Ruff e Ready, uma dupla formada por um gato e um cachorro e Huckleberry Hound, um cachorro com pele azulada que tinha um sotaque do interior.
Este foi o primeiro estúdio a ter sucesso fazendo desenhos animado só para a televisão, naquela época os desenhos que passavam na tv eram retransmissões de desenhos baseados no cinema.
No início da década de 60, eles fizeram muito sucesso com os programas Os Jetsons e Jonny Quest que eram exibidos em horário nobre.
Em 67 eles tiveram que vender o estúdio pelo valor de 12 milhões de dólares, o comprador foi a Taft Broadcasting, mas apesar de terem vendido, eles continuam como líderes da empresa.
Em 1991 a empresa passou a pertencer a Warner Bros., e a dupla foi contratada como conselheiros.
A produção tinha que ser enérgica e gastar pouco produzindo muito, por causa disso mudanças tiveram que ser feitas. O estúdio passou a usar cenários simplificados, traços mais leves, e dividir cada personagem em várias partes.
Dessa forma, apenas as seções que precisavam de movimento eram animadas e o resto era estático. assim o estúdio conseguiu fazer uma animação de 10 minutos usando 1.200 desenhos ao em vez de 26 mil como era de costume.
O foco dos desenhos passou a ser diálogos e efeitos sonoros, para economizar. Por causa disso a Hanna-Barbera foi apelidada de “rádio ilustrado”.
Os programas produzidos pela dupla chegaram a ganhar 8 Emmys e 7 Oscars; Em 76 eles foram homenageados com uma estrela na calçada da fama.
Um site sobre animações.