• Início
  • Artigos
  • Conheça a história da Barbie Millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
[quads id=2]

Conheça a história da Barbie Millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

[quads id=3]
Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
[quads id=3]

Todos nós em algum momento em nossa infância assistimos algum filme da Barbie, além de uma ótima linha de produtos e desde cedo ensinando o GirlPower as meninas. Então, nós do Desanimado decidimos fazer um artigo contando a história da Barbie, a maior GirlBoss dos desenhos.

Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
Foto reprodução: Netflix | Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

Gosta dos nossos artigos? Então compartilhe com seus amigos para que eles também saibam dos detalhes da história da Barbie.

Barbara Millicent Roberts

Em 9 de março de 1959, “nasceu” o primeiro brinquedo fashionista do planeta, Barbara Millicent Roberts. A loira de olhos azuis e corpo de modelo que conhecemos mais como Barbie, personificou o sonho de vida norte-americano, beleza e status, o que a tornou tão famosa a ponto se virar símbolo da cultura pop e da empresa que a criou.

Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
Foto reprodução: Espalha-Factos | Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

A boneca mais conhecida do mundo  foi criada por Ruth Handler, a empreendedora feminista esposa de Elliot Handler, o fundador da Mattel, que produz e vende ate hoje as bonecas da Barbie. Produto qual se tornou a principal linha lucrativa da empresa, ultrapassando a marca de um bilhão de cópias.

“Se você pode sonhar, você pode ser”

A história da Barbie começa no início dos anos 50, quando Ruth Handler e seu marido começaram a observar o comportamento de sua filha Barbara, que fazia bonecas de papel para brincar, as personificando como adultas. Já que até então todos os bonecos que eram fabricados nos Estados Unidos eram representações de crianças. Com isso, Ruth teve a ideia de criar a primeira boneca adulta.

Nove anos mais tarde, Ruth fez uma viagem para a Europa e a ideia começou a tomar mais forma. Ela conheceu a boneca alemã Bild Lilli, que tinha as proporções perfeitas para fazer uma mulher adulta, o que fez ela levar três bonecas: uma para presentear sua filha e as outras duas para usar como base para sua própria criação.

Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
Foto reprodução: Historia da Moda | Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

Quando Ruth voltou para os Estados Unidos, ela começou a redesenhar a boneca com a ajuda do designer Jack Ryan e deu a boneca o nome de sua filha, Barbara, encurtando para Barbie (como a conhecemos hoje em dia). A boneca foi lançada no dia 9 de março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova York por três dólares. A forma que a Barbie foi introduzida no mercado, foi uma quebra dos estereótipos da mulher que existia na época. Até o ano de seu lançamento, as mulheres tinham que se limitar a cuidar da casa, do marido e dos filhos, já a boneca era o oposto disso; a Barbie era jovem, sem filhos e solteira. 

Desde 1959 a boneca teve vários tipos de modelos, mas a princípio era apenas a Barbie loira e a Barbie morena, após isso ela ficou oficialmente loira. Ao passar dos anos ela foi ganhando novos penteados, roupas e maquiagens, se tornando uma boneca contemporânea, um verdadeiro símbolo do pop. Ela se tornou tão icônica que podemos contar a moda dos últimos 40 anos a partir dela e toda sua coleção de estilos. a Barbie ganhou vestidos exclusivos das grifes mais famosas do mundo, como a Dolce&Gabbana, Giorgio Armani, Versace e Calvin Klein. 

No ano de 1961, a história da Barbie ganhou mais um capítulo bem interessante, foi dado início ao seu desenvolvimento amoroso com Ken, para que fossem caladas as teorias maldosa de que a boneca era um símbolo sexual. Em 1963 surgiu a primeira amiga da Barbie, a Midge, e no ano de 1964 conhecemos sua irmã caçula, Skipper. Conforme os anos foram passando, ela recebeu mais amigos e parentes, completando sua família com três irmãs mais novas: Skipper, Stacie e Chelsea. 

E em 1965 a Barbie foi à Lua antes mesmo do homem, em uma lindíssima roupa de Barbie astronauta.

Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
Foto reprodução: Revista Glamour | Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

Nessa mesma época foram produzidas as primeiras bonecas com pernas dobráveis, a inovação que desde então vem sendo aplicada em todos os modelos produzidos. E por conta de todo o sucesso, Mattel entra na lista das 500 maiores empresas existentes nos Estados Unidos, no ano de 1967. 

Barbie e a representatividade

A história da Barbie, mesmo que não pareça por conta das pessoas associarem seu nome a futilidades, foi criada para inspirar as meninas a irem atrás de seus sonhos e lutarem para ser quem elas desejam ser. Tendo como inspiração uma mulher independente, inteligente, gentil e dona de si.

Em 1968, para apoiarem o movimento da igualdade que tomou conta dos Estados Unidos, foi criada a primeira boneca negra da linha, Christie, a melhor amiga da Barbie.

Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos
Conheça a história da barbie millicent, a atriz mais famosa dos desenhos

Todo esse movimento de inclusão continua em discussão até hoje. A linha Fashionistas, que foi lançada em 2016, mostra a evolução da história da Barbie. Foram lançadas bonecas com vários tons de pele, mais de 15 cores de olhos e 24 penteados. 

Além dessa linha, desde os anos 80 vem sendo lançadas bonecas limitadas com diversas roupas, culturas e representando pessoas marcantes. Como a Barbie patriota, que vinha com a roupa militar da revolução americana que houve no século 18. Também, nesse universo, existem a linha de fantasia e as de carreiras, que tem as versões bailarina, professora, médica, professora e policial. Também tem a coleção étnica que traz modelos de bonecas vestidas com roupas tradicionais de vários países. Clássicos do teatro, cinema e televisão também foram representados por Barbie e Ken.

Gostou do nosso artigo?

A história da Barbie é interessante, não? É incrível pensar em como foi ter uma mulher tão empoderada e independente no início dos anos 60. 

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos para eles descobrirem a história de um dos maiores ícones da moda.

Acesse aqui também para saber sobre filmes de ação protagonizados por mulheres.

Desanimado

Um site sobre animações.

Este é um site do grupo Mediaz