A história de Mulan é baseada na antiga lenda chinesa Hua Mulan, uma guerreira descrita no poema “The Ballad of Mulan”. Além disso, ela é a primeira princesa da Disney que não é uma princesa de verdade, todas as outras nasceram na realeza ou se casaram com algum príncipe.
Pocahontas é a única princesa da Disney que foi baseada em uma pessoa real, uma índia da tribo powhatan. Apesar de ser a mais conhecida, ela não foi a primeira princesa indígena da Disney.
A primeira foi Tiger Lily, de Peter Pan, mas ela não é reconhecida na lista oficial de princesas Disney por isso, raramente é lembrada.
A Branca de Neve é a única princesa da Disney a receber uma estrela na calçada da fama. Esta homenagem para a mais bela de todas foi feita em 1987.
Walt Disney afirmou certa vez que Cinderella era sua princesa favorita. Ele revelou isso para Ilene Wood, que dubla a princesa no áudio original, em inglês.
Aurora, protagonista de A Bela Adormecida, aparece em seu próprio filme por apenas 18 minutos e tem apenas 18 diálogos, sendo a personagem com o menor número de falas entre a realeza Disney.
Quando a Disney anunciou a produção de A Princesa e o Sapo, a personagem principal se chamava Madeline, mas houve duras criticas contra o nome, muitos diziam se tratar de um “nome de escravo”. Ela foi então batizada de Tiana.
Segundo Linda Woolverton, roteirista de A Bela e a Fera, a mecha de cabelo que está sempre caindo no rosto de Bela foi criada para mostrar que a personagem não é perfeita.
Um site sobre animações.
[…] Jennifer Lee foi a primeira mulher a dirigir um filme para a Disney. […]