A bela adormecida foi exibido pela primeira vez em 29 de janeiro de 1959. Esta foi a última animação produzida diretamente pelo próprio Walt Disney.
O filme custou cerca de 6 milhões de dólares para ser produzido o que o tornou a animação mais cara de sua época.
Apesar de ser a personagem titular, Aurora é quem menos aparece na história, ela tem apenas 18 minutos de vídeo.
Existem várias versões do conto, todas tem um ponto em comum e muitas variações. algumas não dão nome a princesa, sendo ela chamada apenas de “a princesa”. Na primeira versão escrita datada de 1634, ela é chamada de Talia; os irmãos Grimm adaptaram a versão escrita por Perrault. E de um mix destas versões surgiu a conhecida versão Disney.
Malevola não está presente em nenhum dos contos originais, sendo esta uma criação da Disney. Em algumas versões quem lança a maldição é uma fada de vermelho, ou uma fada cruel que foi esquecida de pelo rei. Em outras versões a vilã é a mãe do príncipe ou a esposa de um rei.
A aparência das três fadas da Disney foi inspirada em três senhoras que frequentam o mercado local. Walt queria que as fadas fossem o mais parecido possível com essas senhoras.
No conto de Basile no lugar de um beijo de amor verdadeiro, um rei violenta a princesa enquanto ela dorme. Nove meses depois ela tem dois filhos, uma das crianças confunde o dedo da mãe com os mamilos e retira o espinho e o veneno que estava no dedo da princesa fazendo ela acordar.
Um site sobre animações.